31 de março de 2010

Criando texturas TILES

Existem várias técnicas e vários plugins para fazer texturas em tile. Nesse  tutorial explicarei faze-lo no programa PHOTOSHOP.
Imagens com tons,luzes e sombras diferentes ou muito fortes ? veja esse [TUTORIAL]

Primeiramente pegamos a imagem que queremos para poder transforma-lo em textura tile. Escolhi uma imagem de grama.
http://parsons.andrewmahon.info/lab/src/assignment_2/src/grass.jpg


Depois abra o programa com a imagem escolhida e a seguir escolha uma area e useo comando CROP + SHIFT para recortar  em forma de quadrado a imagem.






  Depois que a imagem foi recortada pelo CROP, deve-se mudar para o tamanho certo. Segue abaixo os
respectivos tamanhos próprios para o WAD.
128x128
256x256
512x512
1024x1024
2048x2048
Nessa textura da grama foi mudado para 512x512 com 72 de dpi.
 Agora para fazermos que essa textura que fique em TILE, no PHOTOSHOP vá em FILTER  > OTHER > OFFSET e na caixinha  marque 256 na horizontal e 256 na vertical e caso não esteja  marque WRAP AROUND.

(Caso a textura da grama for 256x256 marque na caixinha 128  na horizontal e 128 na vertical deverá colocar sempre a metade do tamanho da imagem para que os cantos se invertam e fiquem no meio.)



Você irá notar que apresentará umas linhas horizontais e verticais na textura. São nessas linhas que deve mexer para que a textura fique em TILE e para isso podemos usar o CLONE STAMP TOOL para clonar certas áreas da imagem e passar por cima dessas linhas.


Mas caso o CLONE STAMP TOOL deixe as partes muito esfumaçadas ou não de acordo, pode-se usar o comando POLYGONAL LASSO TOOL para selecionar partes da imagem  depois vá em SELECT >FEATHER e digite valores  entre 2 à 10 (ou dependendo do tamanho da imagem use  menor ou maior) e a seguir COPIE e COLE.

O comando FEATHER irá suavizar as bordas da selação e com isso quando colar na imagem parecerá homogênea.






Copie e cole até que as areas de linha desaparecem e que a textura fique homogênea.




Terminado o processo é só salvar a imagem como BMP,TGA,DDS ou PXC que são os formatos suportados pelo WED.

Por último abra o WED adiciona a textura num bloco  veja se tudo foi feito corretamente e está pronta a textura.


Dúvidas,criticas, perguntas e sugestões,mudanças,  escreva-nos.











0 comentários:

Postar um comentário

Gostou ? Criticas, sugestões, deixe um comentário.