21 de abril de 2010

Céu e Nuvens

Para fazer o céu SKY-BLOCK via C-SCRIP (WDL) devemos seguir alguns passos primeiro:


Ao redor de seu LEVEL faça um grande bloco oco (hollow-block) , a seguir escolha uma textura  abra a caixa de SETTINGS e mude apenas para NONE e dê OK.

Aplique a TEXTURA no bloco oco, abra as propriedades e marque SURFACES como SKY e BLOCKS para PASSABLE.




Feito isso compile o seu LEVEL e irá notar que  bloco não está visivel na tela. O fundo(background) foi ajustado dessa seguinte maneira pra ser visualizado branco:


Dentro do MAIN 

sky_color.red = 255;
sky_color.green = 255;
sky_color.blue = 255;

o fundo irá aparecer assim.







Agora, abra o SCRIPT EDITOR ou outro programa da sua preferência e antes do MAIN insira esse código para criar um céu.

 sky ceu_1 {
    type = <ceu.bmp>; //textura do seu céu
    speed_u = 0; //ele não irá se mover
    speed_v = 0; //ele não irá se mover
    scale_x = 1;
//tamanho
    scale_y = 1; //tamanho
    flags = dome,visible; //céu domo e fica visivel
    layer = 1; //na camada 1
}








A textura do céu não precisa ter um tamanho grande pois ela servirá apenas como um fundo de 1 cor somente. Pode-se fazer com o tamanhode 128x128 ou no máximo 256x256 para economizar em memória de video.
Foi usado essa textura "ceu.bmp" para esse tutorial.



 
 
 



 Depois de inserido o código, salve o script e teste pra ver o azul do céu foi adicionado lá.
Nota-se que o azul está no fundo e infinitamente.

Agora falta colocar algumas nuvens para deixar o céu mais realista e com melhor aparência.
Para isso deve ter uma TEXTURA em TILE para gerar as nuvens que ficará em seguência no céu.









A textura da nuvem pode ser num tamanho maior para ficar com maior detalhes. Essa textura de nuvens foi feita em TGA para eleminar o fundo azul e conservar apenas as nuvens brancas com 512x512 de tamanho.













Com a textura pronta da nunvem , volte ao programa da sua preferência ou o Script Editor e embaixo daonde inseriu o código adicione o seguinte código para criarmos as nuvens sob o céu.

sky nuvens {
    type = <nuven.bmp>;;
    scale_x = 1;    //tamanho das nuvens
    scale_y = 1;   //tamanho das nuvens
    speed_u = 5;  //para fazer com que as nuvens se mexam.
    speed_v = 5;  //para fazer com que as nuvens se mexam.
    flags = dome,visible; //tipo domo e fica visivel na tela
    layer = 2; //fica abaixo do céu
}


Salve e teste para ver como ficaram as nuvens estão no céu. Caso queira complementar  com ALPHA, TRANSPARENT, AMBIENT e etc. adicione um FUNCTION e chame no MAIN.

 Ex:
FUNCTION nuvem_mod() {
    nuvens.transparent = on;
    nuvens.alpha = 50;
}

Depois chame dentro do MAIN:

E pronto. 
O  LEVEL tem céu com nuvens percorrendo todo o cenário.





Caso queria as TEXTURAS desse tutorial clique [AQUI], são FREE para uso pessoal e comercial.

Dúvidas,criticas, perguntas e sugestões,mudanças,  escreva-nos.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou ? Criticas, sugestões, deixe um comentário.