Ao redor de seu LEVEL faça um grande bloco oco (hollow-block) , a seguir escolha uma textura abra a caixa de SETTINGS e mude apenas para NONE e dê OK.
Aplique a TEXTURA no bloco oco, abra as propriedades e marque SURFACES como SKY e BLOCKS para PASSABLE.
Feito isso compile o seu LEVEL e irá notar que bloco não está visivel na tela. O fundo(background) foi ajustado dessa seguinte maneira pra ser visualizado branco:
Dentro do MAIN
sky_color.red = 255;
sky_color.green = 255;
sky_color.blue = 255;
o fundo irá aparecer assim.
Agora, abra o SCRIPT EDITOR ou outro programa da sua preferência e antes do MAIN insira esse código para criar um céu.
sky ceu_1 {
type =
speed_u = 0; //ele não irá se mover
speed_v = 0; //ele não irá se mover
scale_x = 1;
scale_y = 1; //tamanho
layer = 1; //na camada 1
}
A textura do céu não precisa ter um tamanho grande pois ela servirá apenas como um fundo de 1 cor somente. Pode-se fazer com o tamanhode 128x128 ou no máximo 256x256 para economizar em memória de video.
Foi usado essa textura "ceu.bmp" para esse tutorial.
Depois de inserido o código, salve o script e teste pra ver o azul do céu foi adicionado lá.
Nota-se que o azul está no fundo e infinitamente.
Agora falta colocar algumas nuvens para deixar o céu mais realista e com melhor aparência.
Para isso deve ter uma TEXTURA em TILE para gerar as nuvens que ficará em seguência no céu.
A textura da nuvem pode ser num tamanho maior para ficar com maior detalhes. Essa textura de nuvens foi feita em TGA para eleminar o fundo azul e conservar apenas as nuvens brancas com 512x512 de tamanho.
Com a textura pronta da nunvem , volte ao programa da sua preferência ou o Script Editor e embaixo daonde inseriu o código adicione o seguinte código para criarmos as nuvens sob o céu.
sky nuvens {
type = <nuven.bmp>;
scale_x = 1; //tamanho das nuvens
scale_y = 1; //tamanho das nuvens
speed_u = 5; //para fazer com que as nuvens se mexam.
speed_v = 5; //para fazer com que as nuvens se mexam.
flags = dome,visible; //tipo domo e fica visivel na tela
layer = 2; //fica abaixo do céu
}
Salve e teste para ver como ficaram as nuvens estão no céu. Caso queira complementar com ALPHA, TRANSPARENT, AMBIENT e etc. adicione um FUNCTION e chame no MAIN.
nuvens.transparent = on;
nuvens.alpha = 50;
}
Depois chame dentro do MAIN:
E pronto.
O LEVEL tem céu com nuvens percorrendo todo o cenário.

Caso queria as TEXTURAS desse tutorial clique [AQUI], são FREE para uso pessoal e comercial.
Dúvidas,criticas, perguntas e sugestões,mudanças, escreva-nos.
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou ? Criticas, sugestões, deixe um comentário.